2 de set. de 2010

QUINTO DIA - 02/09

Pedra Furada

Trilha para a Pedra Furada

Voltando para Jeri

Vista da Praia de Tatajuba




Cavalo Marinho no Mangue Seco


Travessia em Guriú

Dia de não fazer nada, ou melhor, de fazer muita coisa sem pedalar. Fretamos três bugues para um passeio pela região. Parada no Mangue Seco para passeio de barco a remo, conhecer o lar dos cavalos-marinhos, num rio que corta a região. Depois uma travessia de balsa quase desastrosa em Guriú, quando um veleiro de pescadores locais cruzou o canal em alta velocidade quase albaroando a balsa ondem estavam Sandra, Fabiane e o casal carioca. Depois do susto, desembarcamos e já estávamos no Município de Camocim. O passeio foi intercalado ora pela praia ora pelas dunas. Fizemos uma parada em Tatajuba, vila de pescadores que foi engolida pelas dunas móveis no final dos anos 80, e reconstruída depois, ao lado, como Nova Tatajuba. Nesse local tem uma senhora que vende água de coco aos turistas e é cercada por alguns animais domésticos, inclusive, acreditem, alguns porcos do mato. Esses animais se alimentam do coco verde, conseguindo abri-los com facilidade. A senhora conta a história do desaparecimento da vila e a formação de uma duna encantada que abrigaria um navio naufragado, que de vez em quando demonstra estar a navegar, para arrepio dos nativos. Acredite se quiser...

Fomos até a Lagoa da Torta, desfrutar de um belo banho, descansar de não fazer muita coisa nas redes instaladas dentro da água, e saborear um gostoso peixe a preços exorbitantes, que “rachado” com mais um casal que estava em um dos bugues, os cariocas Mario e Cristina, acabou saindo mais barato.

O dia não tinha acabado ainda, e na volta fomos fazer a trilha a pé, novamente pelo Morro do Serrote, para visitar a famosa Pedra Furada, outro local maravilhoso da região, onde as pedras junto ao mar ganham contornos diferentes pela ação das águas e dos ventos. Depois, mais um magnífico pôr-do-sol, que segundo aqueles que foram assistir, estava mais bonito ainda do que no dia anterior.

Para encerrar o dia, fomos fazer um lanche num café local e voltamos cedo para concluir os preparativos (revisão e ajuste das bikes) necessários para a jornada seguinte, que estava programada para as 05:30.

3 comentários:

  1. Olá pessoal. Hoje quando estava pedalando na Rodovia entre Guaratuba e Garuva, lembrei de vocês, porque desde o dia 31 não havia novidades no blog. Fico contente em saber que a aventura está sendo interessante, se bem que trabalhosa dado os imprevistos que surgem. Pelo que parece o Elídio está sendo o campeão das dificuldades, mas como é muito experiente deve estar tirando de letra. Um grande abraço. Cândido (candidofo@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Serjão, lindas fotos, lindos lugares
    Jorjão

    ResponderExcluir
  3. Tô pedalando junto... rsrsrs

    ResponderExcluir