9 de set. de 2010

DÉCIMO SEGUNDO DIA - 09/09

Beira rio em Barreirinhas
e mais isso....

Para voltar tem que caminhar tudo isso.....

Esses turistas sabem mesmo aproveitar a vida

Mar de dunas e lagoas

Atravessando o rio Preguiças em direção ao Parque Nacional Lençóis Maranhenses

Acordamos mais tarde hoje, e alguns de nós já perto das 8 horas, já estavam no café da manhã da pousada, que ficava na margem direita do rio Preguiças. Nossa programação para o dia consistia num passeio de Toyota Bandeirantes 4x4 até as dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses.

Com tudo arranjado, suprimentos de água e lanches acomodados num isopor com gelo, seguimos pelas trilhas da região. Atravessamos o rio Preguiças por meio de uma balsa e seguimos por uma estrada bastante arenosa, que exigia perícia do condutor e atenção extra de nossa parte, pois o veículo sacolejava o tempo todo, parecendo um touro mecânico aloprado. Ao chegar as primeiras dunas, deixamos o 4x4 e caminhamos pela areia já quente, em direção as lagoas. Todo o esforço valeu a pena quando do alto das dunas, vimos as lagoas de água doce, já dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Este ano choveu menos do que outros anos, assim, o nível das lagoas não era muito alto, mas dava para tomar um bom banho refrescante, debaixo de um sol escaldante. Não é a toa que a região é conhecida como deserto brasileiro.

Depois de vários mergulhos e fotos, fizemos um lanche à sombra de alguns poucos arbustos que havia. Iniciamos nossa caminhada de volta para o Toyota mecânico aloprado. Voltamos para Barreirinhas e fomos almoçar no restaurante Barlavento, local que indicamos pelo sabor e variedade dos pratos que degustamos. O restante da tarde foi livre, com direito a lavagem e manutenção das bikes, compra de suprimentos para o pedal do dia seguinte, soneca da tarde, bancos, etc.

A noite, jantamos novamente no Barlavento, experimentando outros pratos, igualmente saborosos e dignos de nota. Conversamos bastante sobre nossa próxima etapa da viagem, saindo de Barreirinhas em direção a São Luiz, com a possibilidade ou não de conhecermos outra parte dos Lençóis, em Santo Amaro. Fomos dormir cedo, pois o dia seguinte começaria ainda de madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário