9 de set. de 2010

DÉCIMO DIA - 07/09


Pôr do sol em Caburé


Final do dia em Caburé


Caburé


Praia perto de Caburé


Atravessando a região de dunas de Paulino Neves

Paulino Neves, escolares de preparando para o desfile de 07/09

Para por fim à angústia de alguns, com relação à travessia das dunas para chegar à praia, o Fábio, funcionário da pousada, se dispôs a acompanhar o grupo por um caminho alternativo, um pouco mais longo, normalmente utilizado pelos carros com tração, mas que evitaria a cansativa transposição das dunas.

Assim foi que depois de saborear um farto café da manhã, muito bem preparado pelas funcionárias da pousada, com direito a sucos naturais, frutas e bolos, iniciamos nossa jornada do dia. Primeiro foi o quase tradicional “empurrabike”, que deixou marcas até esta data nos pés da maioria, principalmente aqueles que usavam a papete com clip. Depois foi a vez de vislumbrar imagens maravilhosas quando passávamos por entre as dunas.

Transpostas as dunas, o caminho ficou livre para pedalar. Aos poucos, um a um, o grupo foi se dispersando pelo caminho deixado pelos carros na superfície plana do interior da praia, num percurso de 5 km. Já na praia, à beira do mar, todos se reuniram, à exceção do Rubens, que resolveu seguir sozinho até Caburé.

A maré estava bem baixa, proporcionando uma pedalada suave e rápida. Alguns ficaram “babando” por um banho nas deliciosas “piscinas” que se formaram ao longo da praia, mas foram orientados a seguir, pois sempre deve prevalecer a obediência à maré e depois o lazer, que foi recompensado mais tarde quando chegaram ao paraíso do Caburé.

Para falar de Caburé, precisamos ir ao Aurélio e encontrar alguns daqueles adjetivos usados pelos poetas. É um lugar singular, bucólico, ímpar, aonde o progresso ainda não chegou, pois nem há energia elétrica, apenas geradores a diesel que funcionam em alguns horários, e tomara que não chegue... É, também, de um pôr-do-sol maravilhoso. Do pequeno lugar você observa o mar aberto de um lado e o rio Preguiças do outro. O que falar então do espetáculo do céu noturno do lugar?

O restante do dia ficou apenas para desfrutar de tudo isso. Depois do almoço, alguns foram se banhar, outros passear pela região, seguindo até as dunas, que por lá também são belas. De noite, parte do grupo ficou esperando o gerador ser desligado, para apreciar o céu estrelado em sua plenitude.

Um comentário:

  1. esqueceu do comandante de novo rapaz..chequei na mazé dia 09.09 e vi teu bilhete..valeu pela pedalada, volte sempre e na próxima vai me encontrar por aki de novo..abraços

    ResponderExcluir